Saiba agora o que é essência floral ou florais de Bach e quais são seus benefícios maravilhosos
Essência Floral ou Florais de Bach são extratos líquidos naturais que usam o poder das flores para equilibrar as emoções. A terapia com florais foca sobre o emocional e o estado de espírito da pessoa, e não sobre a doença em si e foi criada na década de 1930 pelo Dr. Edward Bach, que acreditava que as doenças eram provenientes de desequilíbrios emocionais.
Nesse artigo, o VIVA Integrativa vai te ajudar a entender de forma simples, prática e direta:
- O que são essências florais de Bach
- Quais as essências florais de Bach que existem
- Como funcionam e quais são os benefícios dos florais de bach
Aprenda mais:
O QUE É ESSENCIA FLORAL OU FLORAIS DE BACH
Essência Floral ou Florais de Bach são líquidos naturais geralmente para consumo oral que extraem o poder, a alma das flores para transformar estados emocionais e mentais negativos em positivos, equilibrando as emoções, proporcionando bem estar e auxiliando a mente e o corpo no processo de cura.
As essências florais são normalmente preparadas a partir de flores silvestres saudáveis que vivem em locais tranquilos, livres da agitação e da poluição dos grandes centros urbanos. As flores são colhidas cuidadosamente e colocadas em potes de vidro com água pura.
Conforme a flor, as essências são extraídas por meio de um de dois métodos:
- Solar: as flores são expostas por três horas, sob a luz do sol, em um vidro com água mineral;
- Fervura: já neste método, as flores são fervidas em um recipiente refratário ou de aço inoxidável com água por meia hora.
Ambos dão origem à tintura-mãe usada na composição dos florais de Bach.
Depois da extração, são diluídas e recebem uma quantidade de álcool de cereais, brandy de boa qualidade ou conhaque, ou ainda glicerina, com o objetivo de conservar a substância(nos Florais do Sul, brasileiros, utiliza-se a cachaça orgânica como conservante).
São 38 essências no total e mais uma especial, chamada Rescue, que é uma combinação de cinco essências.
A terapia com essência floral (ou florais de bach) foi criada na década de 1930 pelo Dr. Edward Bach, na Inglaterra.
Quem foi Edward Bach
Edward Bach (Moseley, Birmingham, 24 de setembro de 1886 — Sotwell, South Oxfordshire, 27 de novembro de 1936) foi um médico britânico que desenvolveu as essências florais de Bach, inspirado em clássicas tradições homeopáticas.
Ao longo da sua curta carreira, mudou da medicina ortodoxa para o desenvolvimento de uma forma de medicina natural que visa a saúde emocional e espiritual.
Passou grande parte de sua vida (entre 1918-1935) descobrindo seu sistema simples de 38 essências florais. Ele estava convencido de que o bem-estar emocional era a chave para a boa saúde geral.
Para que serve a essência floral de Bach
As essências florais desenvolvidas por Edward Bach atuam no equilíbrio das emoções, auxiliando a acalmar estados mentais agitados e a expulsar emoções negativas do corpo, como medo, ódio, preocupação e indecisão, entre outros.
A terapia com as essências florais é completamente natural e utiliza ao todo 38 tipos diferentes de essência floral, sendo que cada uma possui uma função específica sobre o emocional, reequilibrando-o. Assim, com as emoções saudáveis, a saúde física e mental também se beneficia.
Os florais de Bach devem ser utilizados como complemento ao tratamento médico convencional e não devem substituir as orientações do médico, especialmente se estiverem sendo utilizados sem supervisão de um terapeuta floral.
Como funciona a a essência floral de Bach
Segundo o criador dos florais de Bach, Dr. Edward Bach, o estado de espírito e as emoções influenciam no aparecimento e tratamento de doenças e diferentes problemas de saúde. Ou seja, quando alguém está sentindo emoções negativas, como medo, raiva ou insegurança, por exemplo, é fácil que o equilíbrio entre sua mente e corpo se perca, podendo levar ao surgimento de doenças.
Os florais de Bach servem para reequilibrar o indivíduo, ajudando a pessoa a aceitar e trabalhar suas emoções. Por exemplo, quando alguém sente medo, deve trabalhar a coragem, já quem sente muito estresse deve melhorar sua capacidade para relaxar, de forma a que o corpo e a mente consigam estar novamente em sintonia, evitando ou combatendo diferentes tipos de problemas de saúde.
QUAIS SÃO AS ESSENCIAS FLORAIS DE BACH
Existem 38 tipos de florais, cada um visa equilibrar e tratar determinadas emoções ou sentimentos negativos, estimulando a ação do corpo nesses pontos. Esses problemas emocionais podem ser classificados em 7 amplas causas psicológicas da doença:
Grupo Medo: Mimulus, Rock Rose, Cherry Plum, Aspen, Red Chestnut,
Grupo falta de interesse pelas circunstâncias atuais: Clematis, Olive, Chestnut Bud, Honeysuckle, Wild Rose, Mustard, White Chestnut,
Grupo da indecisão e insegurança: Cerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Wild Oat, Hornbeam,
Grupo da solidão: Impatiens, Water Violet, Heather,
Grupo da hipersensibilidade às influências e opiniões: Agrimony, Centaury, Walnut, Holly,
Grupo do desalento e desespero: Oak, Elm, Larch, Pine, Willow, Sweet Chestnut, Crab Apple, Star of Bethlehem,
Grupo da preocupação excessiva: Beech, Chicory, Rock Water, Vervain, Vine,
Sendo assim, cada um dos 38 florais pode ajudar no tratamento de uma condição, a qual pode ter como causa principal uma das 7 questões mencionadas acima.
- Agrimony: Indicado para pessoas que, embora angustiadas e enfrentando problemas, escondem o que sentem por trás do bom humor.
- Aspen: Indicado para pessoas que sofrem de medos irracionais, para os quais não se pode dar nenhuma explicação. Quando alguém sente que algo ruim vai acontecer, mesmo que não esteja claro o que exatamente.
- Beech (Faia): Indicado para pessoas que necessitam ser mais tolerantes com o outro, para poder entender melhor a maneira diferente como cada indivíduo e todas as coisas estão trabalhando com perfeição.
- Centaury: Indicado para quem tem dificuldade em dizer NÃO e, portanto, é facilmente imposto. Pessoas gentis e calmas que tendem a servir em demasiado e negligenciar sua própria missão na vida.
- Cerato: Indicado para pessoas inseguras, que não confiam em seu próprio julgamento na tomada de decisões. Indivíduos assim buscam constantemente os conselhos de outras pessoas e geralmente são mal orientados.
- Cherry Plum (pluma de cereja): Indicado para a pessoa que tem medo de perder o controle por se sentir sobrecarregada e acabar tendo crises de explosão de raiva e até mesmo atitudes abusivas.
- Chestnut Bud (broto de castanha): Indicado para quem continua repetindo os mesmos erros, sem aprender com eles e sem aproveitar a experiência para o próprio crescimento, demorando mais tempo que outros para aprender as lições da vida cotidiana.
- Chicory (Chicória): Indicado para pessoas superprotetoras e até mesmo possessivas, manipuladora e críticas, que tendem a cuidar em excesso de crianças, parentes e amigos, os querendo sempre perto e sempre encontrando algo que deve ser corrigido neles.
- Clematis: Indicado para pessoas com falta de concentração e tendência a viver em seu próprio mundo dos sonhos, com pouco interesse na realidade. Geralmente são pessoas caladas, não muito felizes nas circunstâncias atuais, vivendo mais no futuro do que no presente.
- Crab Apple: Este é o remédio usado para quem tem problemas com sua autoimagem, de baixa autoestima etc. Também é útil em pessoas obsessivas e que acreditam que há algo errado com sua saúde. Além disso, também pode ser usado externamente em micose, erupções cutâneas e verrugas.
- Elm (Olmo): Para quem está se sentindo oprimido por responsabilidades e até exausto e deprimido, sentindo que há muito o que fazer e que não consegue dar conta de tudo.
- Gentian (Genciana): Indicado para aquelas pessoas que desanimam facilmente quando se deparam com dificuldades, tendendo até mesmo à depressão.
- Gorse: Indicado para pessoas pessimistas, que têm uma sensação de extrema desesperança e desespero e que desistiram de acreditar que mais pode ser feito por eles.
- Heather (Urze): Para pessoas demasiado carentes, que exigem atenção o tempo todo e se sentem muito infelizes se tiverem que ficar sozinhos por qualquer período de tempo.
- Holly (Azevinho): Para aqueles que às vezes são atacados por pensamentos como ciúmes, inveja, vingança, suspeita e se sentem sempre irritados.
- Honeysuckle (Madressilva): Indicado para pessoas com excesso de apego às lembranças do passado, boas ou más. Por exemplo, se apegar a um tempo de grande felicidade, ou lembranças de um amigo perdido, ou ambições que não se tornaram realidade.
- Hornbeam: Para o cansaço mental, quando os assuntos de todos os dias parecem demais para serem resolvidos, e também quando há excesso de procrastinação e dúvida sobre as próprias habilidades.
- Impatiens : Adequado para pessoas que são facilmente irritadas e impacientes, que falam e pensam rapidamente, e são enérgicos, mas tensos. Esse tipo de pessoa geralmente deseja que tudo seja feito sem hesitação ou demora e não tem paciência com as pessoas mais lentas.
- Larch: Para aqueles com sentimento de inferioridade, que não se consideram tão bons ou capazes quanto aqueles ao seu redor, que sempre esperam fracassos e não se arriscam ou tentam o suficientemente para ter sucesso.
- Mimulus: medo de coisas conhecidas, como doenças, acidentes, pobreza, escuridão, estar sozinho, infortúnio. Essas pessoas geralmente suportam seus medos sem falar disso com ninguém. O Mimulus ainda é usado para timidez, sensibilidade excessiva e falta de coragem.
- Mustard (Mostarda): Quando alguém se sente melancólico ou deprimido sem motivo, como se uma nuvem obscurecesse e escondesse a luz e a alegria da vida.
- Oak (Carvalho): Para exaustão, excesso de trabalho, fadiga e para pessoas empreendedoras, que estão lutando fortemente para melhorar e precisam de motivação e esperança para continuar.
- Olive (Oliva): Aqueles que sofreram muito mental ou fisicamente e estão tão exaustos e cansados que sentem que não têm mais forças para fazer nenhum esforço. A vida cotidiana é um trabalho duro para eles, sem prazer.
- Pine (Pinho): Para aqueles que se culpam. Mesmo quando bem-sucedidos, acham que poderiam ter se saído melhor e nunca estão satisfeitos com as decisões que tomam, o que acaba minando sua alegria em viver.
- Red Chestnut (Castanha Vermelha): Indicado para quem se sente preocupado demais com os outros, deixando de se preocupar até consigo mesmo.
- Rock Rose: O remédio de emergência para casos em que parece não haver esperança. Em acidentes, doenças graves ou súbitas, ou quando o paciente está muito assustado ou aterrorizado, ou se as condições forem graves o suficiente para causar grande medo às pessoas ao seu redor. Também é indicado para quem sofre de terror noturno e paralisia do sono.
- Rock Water: Indicado para pessoas muito rigorosas e que estabelecem padrões muito altos para si mesmas, a ponto de negar muitas das alegrias e prazeres da vida porque consideram que isso pode interferir em seus objetivos.
- Scleranthus: Indicado para pessoas Indecisas e inseguras, que sofrem por serem incapazes de decidir entre duas coisas. Geralmente também são pessoas quietas e que suportam suas dificuldades sozinhas, pois não estão dispostas a discutir isso com outras pessoas.
- Star of Bethlehem (Estrela de Belém): Para aqueles que estão em grande angústia por terem passado por alguma experiência traumática, como o choque de notícias sérias, a perda de alguém querido, o susto após um acidente e coisas assim.
- Sweet Chestnut (Castanha Doce): Para pessoas que sofrem de extrema angústia mental, quando a mente ou o corpo sente como se tivesse suportado o limite máximo de sua resistência, e que agora deve ceder.
- Vervain (Verbena): Para pessoas que precisam ser mais flexíveis, que possuem princípios e ideias fixos e que têm um grande desejo de converter tudo ao seu redor em suas próprias visões da vida. Também é indicado para casos de excesso de entusiasmo e hiperatividade.
- Vine (Videira): Indicado para pessoas dominadoras e inflexíveis, que chegam até mesmo a serem agressivas em suas atitudes. Geralmente se consideram melhores que os outros e humilham as pessoas.
- Walnut (Noz): Esse é o remédio da constância e proteção contra influências externas, para pessoas que têm ideais definidos e os estão cumprindo, mas que em raras ocasiões são tentadas a se deixar levar pelas influência de outros. O Walnut também ajuda na adaptação às mudanças da vida, como menopausa, puberdade, e a deixar o passado para trás.
- Water Violet (Violeta d’água): Indicado para pessoas que se sentem sozinhas porque tendem a parecer orgulhosas e anti-sociais. Pessoas muito caladas, que se movimentam sem barulho, são distantes e seguem seu próprio caminho.
- White Chestnut (Castanha Branca): Para aqueles que sofrem com pensamentos indesejados e repetitivos. A presença de pensamentos tão desagradáveis expulsa a paz e interfere com a capacidade de se concentrar em outras coisas importantes, como o trabalho ou o prazer do dia.
- Wild Oat (Aveia Selvagem):Esse floral é útil quando é necessário tomar decisões importantes e a pessoa não consegue, como quando alguém não tem certeza do caminho correto na vida, sobre qual ocupação seguir etc.
- Wild Rose (Rosa Selvagem): Para pessoas que se resignam facilmente a situações desagradáveis, seja uma doença, uma vida monótona ou um trabalho não-benéfico, sem nenhum esforço para melhorar as coisas e encontrar alguma alegria.
- Willow (Salgueiro): Indicado para pessoas que sentem ressentimento, autopiedade e amargura pelas adversidades ou infortúnios sofridos, pois se sentem injustiçadas.
Também existe o Rescue Remedy, que é uma mistura desenvolvida pelo Dr. Edward Bach que combina 5 tipos de florais diferentes para ser usado em casos de emergência causados pelo estresse diário e para ajudar a ultrapassar situações difíceis e estressantes.
São usadas as essências florais Impatiens, Estrela de Belém, Ameixa de Cerejeira, Rosa de Rocha e Clematis.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DAS ESSENCIAS FLORAIS
A terapia com essências florais é uma ótima aliada para prevenir e combater desequilíbrios emocionais e físicos. São naturais e podem ser indicados para tratar adultos, crianças, idosos e até mesmo animais domésticos.
Podem ser usados para ajudar a tratar as emoções e desequilíbrios envolvidos nos seguintes problemas:
- Ansiedade.
- Depressão.
- Falta de disposição.
- problemas relacionados ao apego,
- timidez,
- hiperatividade,
- ciúme
- irritabilidade.
- Baixa autoestima e autoconfiança.
- Excesso de cobrança sobre si próprio, que leva ao perfeccionismo extremo.
- Quaisquer situações que tragam algum tipo de emoção ou sentimento negativo, que impeça a pessoa de levar uma vida normal (síndrome do pânico, por exemplo).
CONCLUSÃO
Saber de todos os benefícios emocionais e físicos das essências florais e usar é algo que pode fazer toda diferença na vida de uma pessoa..
Usar uma essência floral, que é uma substância natural, a base de flores, contribui, sem sombra de dúvidas, para uma vida muito melhor, mais saudável e feliz, já que essas essências produzem efeitos profundos e espetaculares no controle das mais diversas emoções negativas, levando ao equilíbrio mental, físico e emocional sem nenhum efeito colateral prejudicial,
E como sempre o VIVA Integrativa vem cumprindo com a sua missão de trazer sempre mais informações sobre como conseguir a boa saúde física, mental e emocional utilizando métodos, técnicas e produtos naturais como os óleos essenciais, terapias como a reflexologia e aromaterapia, dicas de alimentação, exercícios, vida saldável e muito mais.
Não deixe de nos acompanhar para não perder nenhum conteúdo novo que você precisa saber para ter uma saúde plena e vida ativa.
Comentários
Postar um comentário