Entenda o que é Geoterapia, quais são seus benefícios e como é feita
Geoterapia é uma terapia integrativa ou complementar e natural que se utiliza de argila, barro e lamas medicinais, assim como pedras e cristais para tratar perturbações e desequilíbrios físicos e emocionais baseado nas forças e energias da terra, seus minerais e luz solar.
O VIVA Integrativa neste artigo vai, de um jeito muito simples e fácil, te ajudar a entender:
- O que é a Geoterapia
- Qual a diferença entre Geoterapia e argiloterapia
- Quais são os principais tipos de argila
- Quais são os benefícios da Geoterapia
- Para quem a Geoterapia é indicada
- Quais as contraindicações da Geoterapia
- Como é feita a Geoterapia
O que é a Geoterapia
Como já foi dito Geoterapia é uma terapia natural que utiliza os elementos e energia da terra como a argila, o barro, as lamas medicinais, pedras e cristais para tratar perturbações e desequilíbrios físicos e emocionais.
Assim, a geoterapia é um potente tratamento natural para alívio não só de dores no corpo de quem faz uso, mas ajuda a melhorar o aspecto da pele e promove relaxamento e bem estar.
Qual a diferença entre Geoterapia e argiloterapia
A geoterapia utiliza diversos elementos da terra para tratar as desarmonias do corpo e da mente, o que inclui:
- Pedras
- cristais
- Lamas medicinais
- argilas
Porém, no ocidente, como as técnicas utilizam basicamente o envolvimento com argila ou cataplasma de argila, geralmente quente, a argiloterapia é basicamente quase que sinônimo de geoterapia, mesmo que na verdade que a argiloterapia não envolva todas as técnicas e materiais usados na geoterapia.
História da Geoterapia
IDADE ANTIGA
IDADE MÉDIA
IDADE MODERNA
IDADE CONTEMPORÂNEA
Tipos de argila e suas propriedades
- Argila verde: Esse tipo de argila possui pH neutro e é rico em sílica, cálcio, alumínio e magnésio. Ela tem um grau de ação mais fraco que o da argila vermelha e mais forte do que o da branca, tendo uma capacidade de ação profunda e lenta. É excelente para peles oleosas e com acne. Ao ser aplicada na epiderme, tem ação adstringente, estimulante, tonificante, secativa, bactericida, cicatrizante e analgésica. Tem um efeito de peeling, retirando o excesso de oleosidade e atrasando o envelhecimento da derme. Seu poder adstringente e desintoxicante é eficaz em absorver toxinas, tratar acne e seborreia. É, inclusive, utilizada em produtos para cabelos oleosos.
- Argila branca: Também conhecida como caulim ou caulinita, essa argila é formada por silicato de alumínio hidratado e é resultado da erosão das rochas pela chuva. Por essa razão, é rica em alumínio e silicato. Entre os tipos de argila, essa é a que possui maior porcentagem de alumínio e seu pH é próximo ao da pele. É recomendada para peles sensíveis, desidratadas e para o tratamento de manchas. É capaz de hidratar de forma rápida, clarear e suavizar a epiderme. Além disso, é famosa por proporcionar um efeito tensor, ou seja, melhora o aspecto de flacidez, poros, rugas e estica e revitaliza a cútis. É também a mais indicada para iniciar tratamentos por ingestão.
- Argila vermelha: A argila vermelha é rica em ferro, silício e cobre e tem o maior poder de estimular e regular o organismo, com ação terapêutica rápida. É capaz de hidratar, renovar a estrutura das células e prevenir o envelhecimento da epiderme. É indicada para peles sensíveis e avermelhadas, principalmente por ser antiestressante e por regular a microcirculação cutânea. Também é recomendada para aumentar a vitalidade do corpo e para casos de debilidade e depressão.
- Argila amarela: Rica em alumínio, potássio, ferro e silício, é responsável por catalisar a formação de colágeno na pele. Por esse motivo, a argila amarela é recomendada para tratamentos cosméticos e de rejuvenescimento. Além de retardar o envelhecimento da epiderme, ela tem um ótimo efeito hidratante, proporcionando a nutrição necessária para a saúde da cútis por meio de sais minerais.
- Argila preta: A argila preta, também chamada de lama negra, é conhecida por ser a mais nobre das argilas. Sua extração ocorre em uma profundidade maior que 4 metros. Ela é composta por diversos sais minerais, incluindo silicato de alumínio e de magnésio, óxidos de silício, zinco e ferro, carbonato de cálcio e de magnésio e enxofre. É caracterizada por sua atividade estimulante, nutritiva, antisséptica, adstringente, cicatrizante, desintoxicante e redutora, sendo comumente utilizada para desintoxicação da pele. Tem ação anti-inflamatória, absorvente, antiestressante e antiartrósica.
- Argila cinza: Extraída de regiões vulcânicas dos Estados Unidos, a argila cinza (ou Wilkinita) é constituída principalmente por silício e alumínio e é recomendada para peles oleosas e com manchas. Suas propriedades incluem cicatrização e anti-inflamação, sendo eficaz para o tratamento de edemas e inchaços. Ela também é um antioxidante natural capaz de retardar o envelhecimento da pele e possui a função de regular caspas e oleosidade no couro cabeludo.
- Argila marrom: É um tipo raro de argila, cuja composição inclui elevados teores de alumínio, silício, titânio e outros oligoelementos. Possui propriedades desinfiltrante, desintoxicante, cicatrizante, revitalizadora e adstringente. Sua aplicação resulta no equilíbrio, na revitalização da pele e ativação da circulação. A presença do silício contribui para a defesa do tecido conjuntivo e para a reconstituição dos tecidos cutâneos. É eficaz no tratamento de cravos e espinhas, artrite, artrose, bursite, reumatismo, osteoporose, luxações e feridas.
- Argila marinha: Essa argila é caracterizada por uma cor verde escura, é rica em minerais e extraída do fundo do mar. Possui altas concentrações de algas marinhas, garantindo a purificação e tonificação do corpo.
- Argila rosa: É resultado da mistura entre as argilas vermelha e branca, sendo classificada como a mais suave entre todos os tipos de argila. Devido a sua composição, a argila rosa consegue unir as propriedades mais importantes da branca e da vermelha e, portanto, tem efeito suavizante, hidratante, revitalizador, desinfetante, ativador da circulação e calmante. Em razão das altas concentrações de ferro, ela é capaz de desenvolver a luminosidade natural da cútis e do cabelo, também absorve toxinas e excesso de oleosidade. É indicada, especialmente, para peles mais sensíveis e delicadas.
Quais são os benefícios da Geoterapia
A geoterapia possui diversos benefícios, entre os quais podemos citar:
- Promover a circulação na região aplicada, por esquentar o local;
- Aliviar dores crônicas, especialmente artrite e outras condições que causam dores musculares;
- Combater as dores nos ossos, e dores de origem inflamatória.
- Aliviar o estresse;
- Diminuir inchaços;
- Elimina toxinas;
- Regular a produção de suor;
- Regular a temperatura do órgão enfermo;
- Melhorar o sistema nervoso;
- Proporcionar sensação de bem-estar;
- Clarear as sardas, quando é usada argila branca;
- Deixar a pele mais limpa e hidratada.
Para quem a Geoterapia é indicada
Os cataplasmas podem ser frios ou quentes. O uso de argila fria é indicado para:
- problemas reumáticos que estejam na fase aguda, como artrite;
- distúrbios intestinais, como gases, prisão de ventre e diarreia;
- hematomas e inchaços;
- nódulos e tumores benignos;
- problemas na face e no crânio, como espinhas, inchaço e tumores;
- hipertrofia de órgãos, como na tireoide e na próstata;
- casos em que a região está quente e inchada;
- furúnculos, coceiras, picadas de insetos, feridas, cortes, varizes e hemorroidas.
Por outro lado, a argila quente é indicada para:
- problemas reumáticos, especialmente aqueles que estiverem na fase crônica, como artrose, dores e tensões na coluna.
- Também é recomendada para tratar doenças do fígado, estômago, rins, órgãos pélvicos e pulmões.
Quais as contraindicações da Geoterapia
Confira as contraindicações da geoterapia:
- Em indivíduos com ferimentos abertos, profundos e fraturas expostas;
- Em pessoas com marca-passo ou que tenham passado por alguma cirurgia cardíaca na região do tórax ou abdômen,
- Em indivíduos que estejam tomando algum tipo de antibiótico;
- Em indivíduos com ferimentos suturados;
- Em gestantes ou mulheres no período de menstruação;
- Em queimaduras de segundo e terceiro grau.
Como é feita a Geoterapia
A geoterapia pode ser aplicada de diversas maneiras:
- Direto na pele: Aqui a pessoa aplica a argila diretamente sobre a pele no seu estado mais puro e a cobre com um pano até secar por completo. Este método é muito utilizado no tratamento de dores musculares, entorses, reumatismo e artrite. Para aplicações na região do peito, fígado, rins, estômago ou útero, deve ser feito duas horas antes ou depois de uma refeição.
- Por meio de compressas: A geoterapia ou a argiloterapia também pode ser administrada em forma de compressas. Aqui ela é mais líquida e diluída em água, sendo assim menos consistente.
- Banho de lama: Por fim, o banho de lama é outra técnica bastante utilizada na geoterapia. Neste método, o banho ocorre em uma banheira específica e requer uma imersão de duração média de 20 a 30 minutos.
Conclusão
A geoterapia é uma terapia natural, que assim como diversas outras terapias, ajuda o próprio corpo a entrar em equilíbrio e curar as doenças e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há mais de uma década.
Também que o ministério da saúde reconhece a geoterapia como uma das terapias integrativas ou complementares, também chamadas de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) , que são oferecidas pelo SUS gratuitamente a população.
Conhecer bem as terapias integrativas e usar o poder delas para ter boa saúde física, mental e emocional é uma atitude inteligente e de empoeiramento. E como sempre o VIVA Integrativa vem cumprindo com a sua missão de trazer sempre mais informações sobre a geoterapia e outras técnicas como a reflexologia, a aromaterapia, dicas de alimentação, exercícios, vida saldável e muito mais.
Não deixe de nos acompanhar para não perder nenhum conteúdo novo que você precisa saber para ter uma saúde plena e vida ativa.
Referência para esse artigo
- https://www.tuasaude.com/envolvimento-com-argila-para-as-dores/
- https://lefruitcosmetics.com/blogs/news/geoterapia-o-que-e
- https://www.livrariaflorence.com.br/blog/sem-categoria/geoterapia-saiba-mais-sobre-a-cura-que-vem-da-terra/
- https://www.rituaali.com.br/blog/conheca-a-geoterapia-e-se-apaixone-por-esse-tratamento
- https://vitat.com.br/geoterapia-argiloterapia/
- https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares
- http://www.nucleogra.com.br/wp-content/uploads/2013/04/Geoterapia-Origens-e-Percurso-Historico.pdf
Comentários
Postar um comentário